- sivergs
- 18 de jul.
- 2 min de leitura
Atualizado: 29 de jul.

Gastos públicos elevados e sem parar, taxa de juros altas, aumento de impostos, financiamento
facilitado ao consumidor só faltava o endividamento e a fuga de capitais,
bem agora não falta mais.
Não é de hoje que alertamos sobre uma possível recessão, na seqüência alertamos que ela era certa, agora não tem como esconder e a recessão já está ocorrendo como nunca se viu, rápida e arrasando.
Pouco tempo atrás também portais tem alertado sobre as conseqüências dos atos do governo federal em relação a liberação de financiamentos consignados garantidos pelas folhas de pagamento e também pelo FGTS. Não deu outra, o endividamento da população ultrapassou os 20% nessa categoria, representando mais de 2,5 milhões de pessoas nessa situação. São os consumidores reais que não conseguirão mais cumprir suas obrigações por acesso ao dinheiro fácil e era justamente para impulsionar o consumo que não veio.
A realidade se mostrou bem diferente, consumidores contraindo empréstimos para pagamentos de débitos vencidos, ou seja, muito pouco foi para o consumo real. O anúncio de 18/07/2025 sobre o aumento significativo da fuga de capitais das bolsas, só agravam a situação. Dos R$ 10 bilhões conquistados em maio, nos últimos 7 dias já se foram R$ 3,5 bilhões, é tão grande esse valor, que até a revista Veja e o portal 360, apoiadores de ações do governo federal, não conseguiram deixar a matéria na gaveta.
Nosso setor obteve uma maior percepção com o dia das mães, bastante negativo que o Comércio Varejista de Vestuário apontou, poucos estabelecimentos com ganhos reais ou compras para reposição dos estoques. No mês de abril, as expectativas eram medianas, com muitos comércios apostando em um bom resultado, inclusive restaurantes. Mas assim que iniciou o mês de Maio isso foi esfriando, chegando ao ponto de lojistas colocarem suas pontas em promoção de liquidação, para atrair o cliente e batalhar por uma venda mais trabalhada no interior da loja.
Quem hoje não perceber que estamos caminhando para uma terra arrasada economicamente, precisa rever seu planejamento, pois as coleções primavera verão estão em fase de formação e será preciso um milagre para ampliar os negócios, já que até os e-commerces internacionais estão com sinais de redução em suas vendas no Brasil.
Alinha-se a isso, as taxações dos EUA que podem aportar já no próximo final de semana, está deixando o governo mais louco que nunca, acelerando o processo eleitoral e antecipando em 1 ano, coisas que não ajudarão com certeza. Temos muito a perder com esses arroubos comportamentais.

SEJAS UM ASSOCIADO SIVERGS - AQUI
Fontes: https://veja.abril.com.br/economia/investidores-estrangeiros-sacam-49-bilhoes-de-reais-da-bolsa-brasileira-desde-o-tarifaco-de-trump/#google_vignette https://www.poder360.com.br/poder-economia/estrangeiros-retiram-r-35-bi-da-bolsa-de-valores-em-julho/
Comments