Quem diria que a população brasileira, Micro e pequenas empresas, Autônomos, serviços freelancer, etc..., dariam o troco de forma acachapante e caro ao governo federal, e pela segunda vez, a primeira foi nas eleições municipais de 2024, após chamar a população de desinstruída e de pobre no dia 08/12/2023 na Conferência Eleitoral de seu partido em SP, em vista as eleições que ocorreria no ano seguinte.
Acreditando fielmente que a população não é instruída, a aplicação da Instrução Normativa 2219 da RFB em 17/09/2024, exatamente quando todo o país discutia o fim da desoneração da folha de pagamento dos 17 principais setores do país, vem com um português mais técnico, porém facilmente desmistificado por pessoas com a 6ª série do Ensino Fundamental antigo.
Os integrantes do governo agora são uníssonos acusando todo mundo de Fake News, mas a norma é bastante clara, a RFB quer dos bancos, a soma das movimentações de crédito mês a mês, a cada seis meses, para cruzar dados e aplicar as regras do IRPF e IRPJ a todos que ultrapassarem os limites da IN2219/24. É sim aplicação da legislação do imposto de renda sobre os créditos das pessoas e empresas, incluindo aí os créditos do PIX e muitos outros.
Médias e Grandes empresas sequer deram muita atenção a IN2219/24, pois possuem uma contabilidade bem ajustada e não são atingidas pela normativa, porém as Pequenas, que estão se ajustando, e as Micros que mal utilizam planilhas, essas seriam afetadas em cheio com a normativa, e se incluir aí os autônomos, informais e MEIs, que muitas delas sequer preenchem a DASN uma vez por ano, esses sim seriam empurrados a miséria logo ali adiante. Sem contar a “loucura inflacionária” que isso irá gerar e chegaria em menos de 60 dias, com todas essas pessoas aumentando de qualquer jeito os valores de seus serviços para poderem sobreviver.
Na dúvida, uma boa parte desse grupo passou a não receber ou pagar com o PIX. E não deu outra, foram 20 milhões à menos de operações por dia em média de 01/01/2025 à 14/01/2025, dados do próprio BC, queda essa que nunca ocorreu desde sua criação.
Depois que o vídeo do Dep. Federal Nícolas Ferreira (PL-MG), alcançar 225 milhões de visualizações em 2 dias, não restava outro caminho a não ser anunciar a revogação da Normativa e tentar emplacar mais uma Fake News, que as Fake News sobre as ações do governo não são Fake News. Ou será que o presidente Lula tinha a certeza que o povo acreditaria que a RFB reuniria esses bilhões de dados em transações, só para guardar nos computadores da RFB?
FOI UM LEGITIMO CANHÃO DISPARADO CONTRA SI MESMO.
Dep. Federal Lindemberg Farias (PT-RJ), foi o escalado pelo presidente para rebater Nícolas. Veremos.
Essas promessas, e até o momento é isso que são, repentinas tem todos os ingredientes para inglês ver.
O importante agora é ficarmos atento se a tal MP virá com as promessas alardeadas, pois o que o RS mais tem visto no último ano são promessas, e como já disse outras vezes aqui não tem ninguém santo.
Amanhã teremos novo capítulo, se a promessa da MP for cumprida.