- sivergs
- há 1 dia
- 2 min de leitura

Com boa expectativa o Espaço RS Moda 2026, junto à Fenim Fashion,
bate recorde de visitação no primeiro dia.
Apesar das dificuldades impostas pela atual situação de mercado de moda no Brasil, sabíamos que o ano poderia começar com boa visitação e comercialização das empresas expositoras presentes no espaço da moda gaúcha.
Mas de expectativa passou a confirmação antes das 14h de ontem. Com filas para ingressar ao evento e visitantes desistindo do primeiro dia, consultamos as principais empresas para saber das vendas e da origem dos visitantes.
Com total surpresa, os varejistas do interior do RS estão em peso na serra gaúcha, além de excursões das regiões centro sul do Brasil, que chegaram e povoaram os stands e ansiosos por produtos de inverno.
Inverno isso foi o que muitos não perceberam. O inverno de 2025, foi o primeiro em muitos anos que tivemos a chegada na hora correta e término também dentro do período correto, que fez de 2025 o primeiro ano com as 4 estações exatamente bem definidas e com seus períodos igualmente dentro da normalidade, permitindo que os varejistas do centro e sul do Brasil, comercializassem tudo que já tinham em estoque e mais o que foi adquirido para a estação, deixando os varejistas prontos para compras de verão 2025/26 e claro, com a necessidade de repor produtos novos para o outono/inverno que se aproxima.
Permanecendo o clima com esse perfil em 2026, as vendas de meia estação podem não ser tão significativas, mas as de inverno podem definir a manutenção do varejo gaúcho e até pensar em um pequeno acréscimo sobre 2025, porque não!

Img: DeClari, Emporio B., Rocka e Sivergs. Foto montagem arq. Sivergs
Para a empresária Darlene Alves, da DECLARI de Cachoeirinha RS, o primeiro dia foi como nunca visto nos últimos anos, abriu novos clientes e boas vendas; para Fátima Barcellos, da marca Rocka de Santa Maria RS, o evento abriu com filas na entrada, desistência de ingresso e "muito bom que já arrancamos com vendas no primeiro dia"; na Empório B também tivemos boa visitação e a "presença de varejistas de outros estados", é uma boa vitrine para as empresas.
Neste ano, além do patrocínio do SIVERGS para os seus Associados e apoio para empresas gaúchas, também conquistamos o patrocínio do Banrisul que enviou material e marcará presença no evento, apoiando as indústrias gaúchas e os demais expositores do evento na ampliação da presença do banco com expositores de outras regiões e do exterior, uma excelente oportunidade para a marca Banrisul. Já o outro patrocinador, a Magazord, é uma oportunidade de expandir a presença com as empresas gaúchas e expositores em geral, afinal podem visitar diretamente empresas que buscam presença no mercado nacional de varejo da moda.
Também estão presentes outras marcas como Tônia Duarte de Porto Alegre RS, Ana Rosa de Novo Hamburgo RS e Coralia de Viamão RS.
Desejamos muito sucesso aos expositores e contem com o SIVERGS para expansão e promoção da indústria do vestuário do RS por todo o país.







