- sivergs
- 21 de ago.
- 2 min de leitura

Abit prevê perda de até 5 mil postos de trabalho no setor têxtil, nesse semestre.
Em entrevista coletiva de 20/08, Fernando Pimentel da ABIT, acredita nessa retração devido ao efeito cascata que as tarifas americanas podem causar na economia, impactando toda a cadeia do setor.
Os apontamentos da entidade colocam ainda que o setor têxtil gerou 10 mil postos e o de vestuário mais 13 mil, somente de janeiro à junho/2025.
Aqui no RS, o setor de vestuário terá um impacto de 5,5% nas exportações totais, que é de US$ 33.3milhões, o percentual destinado aos EUA, como 3º destino das exportações gaúchas, atrás de Argentina e Uruguai. O Paraguai, apesar de números bastante elevados, devido as atividades de Drawback se posiciona em 1º lugar nas estatísticas, mas essa operação é apenas para utilização de mão de obra no outro país, o que não representa a "comercialização real" como Argentina, Uruguai e EUA, motivo pelo qual se descarta a posição do Paraguai que, em vendas reais, fica em 4º lugar.
O impacto no desemprego será menor no RS, pois como as atividades do setor são mais voltadas ao mercado interno brasileiro, e aquelas possíveis dispensas, poderá ser absorvidos pela própria empresa em outros nichos de trabalho, justamente pela falta de mão de obra qualificada nas regiões onde há as empresas que exportam, mas claro, não se descarta alguma dispensa por conta dessa perda de mercado.
Apesar dos dados da Abit, o importante é buscarmos formas de ampliar a participação, gaúcha e brasileira, no mercado norte americano "mesmo com tarifas". É o momento de colocar os empresários à mesa e fazer aquilo que sabem de melhor, "negociar", fazer as negociações que os governantes não conseguem fazer, sentar e conversar com seus clientes. Não podemos nos dar ao luxo de perder um mercado tão grande e os nichos conquistados com tanto trabalho e investimento, é preciso esquecer essas tarifas e retomar os trabalhos, dedicar-se aos extremos e manter cada espaço conquistado. Encare como um casamento, é na alegria e na tristeza. Vamos lá.

SEJAS UM ASSOCIADO SIVERGS - AQUI
Comentários