- sivergs
- 21 de jun.
- 2 min de leitura
Atualizado: 3 de jul.

SEM ASSUMIR SUAS FUNÇÕES, GOVERNO FEDERAL EMPURRA AINDA MAIS A ECONOMIA
PARA ESTAGNAÇÃO E RECESSÃO.
Em fevereiro e março de 2025, o SIVERGS alertou o setor do vestuário do RS que a taxa SELIC chegaria aos 15% próximo ao meio do ano. Passado três meses a previsão se confirma com mais enxugamento da economia e não trazendo benefícios à população, que permanece comprando o mínimo para seu sustento sem crescer a massa de consumo, e cada vez mais, canaliza suas compras para sites internacionais de e-commerce.
O beneficio é claro, vai para os países asiáticos mais alinhados ao governo federal que acaba por não fazer seu papel de cortar as despesas, promover o trabalho, distribuir a renda pelo trabalho e ampliando a massa consumidora, ativando significativamente a economia interna, como os países de primeiro mundo fazem.
Com a desculpa que controlará a inflação, ele usa apenas o mecanismo mais forte, justamente pela independência do BC, do qual ele foi contra na criação, que analisa esses movimentos e sugerem as mudanças, mas o governo desconsidera tudo.
A cadeia do vestuário, não ficará para trás, será fortemente afetada pela falta de compromisso do governo federal com as contas públicas, pois se já estava difícil atualizar uma máquina de costura para uma eletrônica, com esse aumento da SELIC, ficará impossível essa atualização. Novos investimentos então, nem se fala, capital de giro para melhorar ou ampliar uma coleção é impossível, o custo é extremamente elevado.
Agora o varejo também terá um sofrimento inicial para financiar a reposição de coleções ou até mesmo adquirir a nova, permanecerá inerte até se capitalizar para só então aplicar em compras de reposição.
" ESSE É O PIOR PESADELO PARA O SETOR DE MODA ".
Sim compras no varejo apenas para reposição é um pesadelo para a indústria, aumenta os custos dos fornecedores e pesam fortemente no estoque. Se optar por pronta entrega é ainda maior, pois esse fornecedor precisa ficar com a coleção pronta, em quantidade que atenda seus varejistas aguardando o momento de vendas.
Tudo isso gera custos e os produtos ficam mais caro aqui, o que leva a população que precisa consumir mas está com orçamento apertado, direto par compras em sites internacionais.
É UM TIRO NO PÉ, MAS OS GOVERNOS BR E RS NÃO SE IMPORTAM!

Hozzászólások