top of page

Atualizado: 23 de set.


IMG. Arq. SIVERGS Verão_2026
IMG. Arq. SIVERGS Verão_2026

Setor do vestuário precisa, mais que nunca, se unir e assumir protagonismo nesse

ano e no próximo, junto aos tomadores de decisões.


Em recentes publicações nas NEWS SIVERGS, temos acertado nas dicas de moda e da política, hoje mais um apontamento se confirmou, o Dep. Fed. Paulo Pimenta (PT) não será candidato ao Governo do RS.


Em entrevista, 19/09/2025, presidente regional do Partido Trabalhadores, Valdeci Oliveira, começou a definição dos nomes prováveis para as eleições de 2026, ao que tudo indica, estão com dificuldades de manutenção das cadeiras hoje existentes, a tendência é sacrifício de uma cadeira no Senado e manutenção das cadeiras com Maneco Hassen e Miguel Rossetto, que são os mais indicados para assumir no lugar de Pimenta. Mas Valdeci deixou claro, o importante será a união de todos os partidos que tenham apoiado o PT em algum momento de sua história, para garantir a presença de Edegar Pretto no segundo turno ao Piratini.


O que importa na realidade ao nosso setor, é que precisamos que os Candidatos tanto ao Senado quanto ao Piratini, tenham compromissos sérios, claros e práticos de fomento à Indústria do Vestuário e Têxtil no RS, sem esse compromisso objetivo e descrito em seus planos, ficará evidente que postos de trabalho e emprego serão apenas discurso politico sem nenhum compromisso com a distribuição de renda através do trabalho, deixando evidente apenas palavras em torno de mais apelo social do que propriamente de formação profissional ou de criação de um ambiente para o desenvolvimento e trabalho.


Ficaremos atentos aos próximos movimentos de todos os postulantes aos cargos de 2026, no RS, cobrando compromisso com o setor de vestuário gaúcho, independente de qualquer partido, sendo quatro os compromissos básicos de fomento ao crescimento do setor: Apoio aos eventos de comercialização da Indústria de Vestuário, Produção de 50% dos Uniformes Escolares no RS, defesa aberta na Redução dos Impostos sobre o setor interno visando isonomia com plataformas internacionais e cota de importação de produtos acabados, Internalização do ICMS nas aquisições pelo Remessa Conforme do Gov. Federal. Outro ponto que vem sendo esquecido por todos candidatos é a Formação Profissional para pessoas em idade laboral, o setor de Vestuário é uma excelente oportunidade dos postulantes declarar apoio político e financeiro as iniciativas das Entidades Sindicais nessa formação de novos profissionais, incluindo o SENAI Moda RS como qualificador dos novos profissionais ou de quem queira mudar de profissão.


APOIANDO A INDÚSTRIA GAÚCHA DA MODA
APOIANDO A INDÚSTRIA GAÚCHA DA MODA

SEJAS UM ASSOCIADO SIVERGS - AQUI







 
 
 

Comentários


bottom of page