- sivergs

- há 2 dias
- 2 min de leitura

CLAREZA DE EMPRESÁRIO SÉRIO, PRES. DA FIESP PALESTRA NO INDx
FIERGS E ARRANCA APLAUSOS EFUSIVOS.
O presidente da FIESP Paulo Skaff, palestrou na reunião almoço do dia 14/04, no INDx FIERGS, a palestra abordou os temas industriais que mais prejudicam o desenvolvimento da indústria brasileira.
Skaff não poupou nada ou ninguém, foi direto ao ponto, juros altos é pelos gastos descomunais do governo central, falta de diesel é por conta das inúmeras roubalheiras nos projetos de refinarias intermináveis que o país tem, a insegurança jurídica é pelos grupos que tomaram os poderes e que agora possuem dificuldades de corrigirem os caminhos. Ou seja, foi claro e objetivo, como todo bom empresário deve ser.
"O Brasil é um país muito rico, tem de tudo e tem tudo para ser um gigante", afirmou ele, "o que falta é um ensino que permita toda a população entender e crescer". Nesse ponto veio a primeira interrupção com fortes aplausos.
O encantamento maior veio com a lembrança de inflação a mais de 80% a.m. e o forte trabalho da indústria para superar todos os planos que vieram, até que ela foi finalmente controlada com o Plano Real. Por óbvio, viriam as reformas necessárias. Foi aí que entrou as manobras de governos, do Congresso e nos últimos anos do STF, que não realizou pensando no país e no seu desenvolvimento. Skaff lembrou que o Brasil planejou uma estatal para um trem de alta velocidade entre Rio e SP, na mesma época a China estava pensando em fazer um trem de alta entre Pequim-Tjanjim. A China já inaugurou 50.000Km de Trens de Alta Velocidade e o Brasil está apenas com a estatal ETAV e cheia de amigos.
O ponto máximo chegou quando Skaff disse que não podemos aceitar aumento de impostos com a Reforma Tributária que está em fase de implantação, "a alíquota total ninguém sabe ainda e quando será divulgada pelo TCU e, se houver aumento, todos nós temos que combater e sermos contra", nesse momento houve a interrupção da fala com aplausos efusivos levando as mais 250 pessoas presentes demonstrar que a indústria gaúcha concorda com redução e não aumento de alíquotas e carga tributária.
O SIVERGS esteve presente ao INDx, em momento anterior à reunião almoço, nosso Vice Presidente Rogério Bértoli entregou a Paulo Skaff uma pauta com 5 itens de importância para o setor de Vestuário do RS e acreditamos que do Brasil, para que possa ser trabalhado e defendido junto com as demais entidades nacionais do setor, perante o Congresso Nacional, medidas que melhoram o ambiente de competitividade frente ao avanço massivo perpetrado pelas plataformas de e-commerces internacionais, assim como a ampliação gradativa dos produtos nacionais diante das redes de varejo e comércios locais. Na mesma proposta, mostra que qualquer das ações apontadas, geram aumento de contratações e a consequente distribuição de renda pelo trabalho das pessoas. É um circulo virtuoso de crescimento econômico do Vestuário brasileiro como um todo.





Comentários