top of page
  • Foto do escritorsivergs

Atualizado: 28 de mar. de 2023



O FUTURO DO TÊXTIL e VESTUÁRIO no RS


Pequeno número de Empresas Gaúchas do Vestuário e Têxtil, participaram no dia 07/03/2023, do Diálogos Setoriais Têxtil Vestuário, promovido pelo SEFAZ RS e entidades da cadeia como SIVERGS e SITERGS.


Os participantes puderam apreciar os números atualizados de cada setor, bem como, uma análise do SEFAZ, SIVERGS e SITERGS sobre o atual comportamento e as necessidades da cadeia neste momento de turbulência.

As variações na comercialização, foram abordadas de forma bastante criteriosa, visando não prejudicar nenhum dos segmentos, mas sim, buscar uma forma de auxiliar aqueles que estão com dificuldades de se expandir e ampliar sua participação econômica e produtiva seja, no mercado Local, Estadual ou Nacional como também nas exportações.



Apesar de nossa divulgação ter atraído um considerável número de inscritos ( 404 ), apenas 16 pessoas participaram da transmissão ao vivo, o que colocou nossos segmentos, na última posição de interessados na construção futura do setor, até o momento. O próximo passo será as sugestões de uma proposta, data à ser confirmada, para que se avalie os apontamentos sugeridos visando não prejudicar mas sim desenvolver a cadeia como um todo.


HISTÓRICO VESTUÁRIO


O RS vem perdendo nas últimas 3 décadas tanto no número de produção de peças, como no número de empresas no setor, com algumas exceções e períodos alternados. Apesar de demonstrar uma constante no crescimento econômico dos últimos anos e um salto significativo em 2021, o setor Vestuário precisa trabalhar em conjunto para se equivaler aos seus concorrentes, como SC, PR, GO e SP, que possuem políticas de desenvolvimento setorial que o RS não tem ou engatinha, principalmente na visão emprego (ponto essencial aos outros estados).


O FUTURO É HOJE


Projetos vem sendo desenvolvidos nos últimos 10 anos, que deram uma freada na perda de espaço porém, não podemos deixar escapar as oportunidades que vem se consolidando no mercado Regional e Interestadual, como ex.: nos últimos 7 anos o RS MODA (Inverno na Serra e Verão em Porto Alegre), Fenin Camboriú SC por 2 anos, Fenin SP por 3 anos. Todas essas oportunidades são para as empresas de todo o RS e todas por iniciativas do SIVERGS que busca representar seus Associados e leva integrantes do setor de todo o Vestuário no RS.


Neste 2023 o RS MODA abre Espaço para os NOVOS TALENTOS e para os SERVIÇOS, é uma oportunidade de se mostrar, ainda mais empresas, para todo o MERCADO REGIONAL e NACIONAL pois, compradores de empresas de todos os Portes, incluindo REDES de VAREJO, local e nacional, estarão presentes para se abastecerem com os lançamentos das coleções, além das inspirações para as estações seguintes que estarão postas no INSPIRA+, integrado ao RS MODA 2023.


NÃO FIQUE DE FORA, FAÇA PARTE DO SEU SETOR.


SAVE THE DATE

11 e 12 de Julho de 2023

Centro Eventos FIERGS

Porto Alegre RS



SEJA UM EXPOSITOR, APAREÇA.

ACESSE AQUI



19 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page